Planos de Educação

Por se caracterizarem como Planos de Estado, os Planos de Educação são um importante instrumento contra a descontinuidade das políticas, pois orientam a gestão educacional e referenciam o controle social e a participação cidadã.

Assim, é necessário somar forças e atuar em conjunto para que os Planos de Educação tenham condições de serem efetivamente implementados. Por isso, o De Olho nos Planos chama todos e todas a se comprometerem com eles, fazendo parte do monitoramento participativo dos Planos de Educação!

Para ajudar nesse importante processo, a Iniciativa De Olho nos Planos produziu materiais que estimulam o debate, com o intuito de garantir que fóruns e conselhos de educação, secretarias, escolas, comunidades, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, coletivos e pessoas em geral realizem experiências de gestão democrática e de controle social na educação em seu município ou estado.

Qualidade na educação

A Iniciativa De Olho Nos Planos estimula o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação na construção e no monitoramento participativo de Planos Estaduais e Municipais de Educação. Os Indicadores podem ser usados na elaboração do diagnóstico da situação educacional do município ou estado; na avaliação e no monitoramento dos Planos de Educação. A participação da comunidade escolar é fundamental para que os Planos de Educação e as políticas educacionais estejam sintonizadas com os problemas, acúmulos e possibilidades presentes nas escolas. E a autoavaliação participativa das escolas contribuem para contextualizar dados de avaliações externas em larga escala como o IDEB e ampliar o conceito de qualidade na educação.